Prótese Fixa e Removível

A Reabilitação oral através de próteses dentárias é uma área da medicina dentária que abrange dois tipos de próteses, fixa e removível. A aplicação de prótese dentária tem o intuito de compensar os dentes em falta, procurando deste modo devolver a estética, a fonética e funcionalidades perdidas.

As próteses fixas podem ser coroas, pontes ou facetas, em metálico-cerâmica, cerâmica pura ou zircónia, e têm como objetivo assemelhar-se ao máximo à dentição natural.

As próteses removíveis podem ser totais ou parciais, acrílicas, esqueléticas ou cerâmicas.

Prótese fixa

A prótese fixa tem como objetivo restaurar, parcialmente ou na totalidade, a coroa de um ou mais dentes ou mesmo compensar a sua ausência. Estas próteses dentárias podem ser colocadas sobre dentes naturais ou sobre implantes dentários, não podendo ser removidas pelo paciente.

As próteses fixas são indicadas para:
• Substituir uma grande restauração quando não resta muita estrutura do dente natural;
• Proteger um dente enfraquecido que sofreu fractura;
• Aumentar a retenção e suporte de uma prótese removível esquelética;
• Substituir um dente ausente colocando-a sobre um implante dentário;
• Recobrir um dente com alteração da cor ou forma;
• Proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada;
• Substituir dentes ausentes.

Na realização da prótese fixa, o protocolo implica o preparo prévio dos dentes naturais para serem recobertos com as coroas ou pontes. No caso, da prótese fixa ser sobre implantes, podem ser cimentadas aos mesmos parafusada ao implante. A prótese sobre implantes dentários geralmente é fixa, mas existem casos em que também pode ser removível, através da fixação aos implantes dentários com molas de encaixe (locators) que estabilizam a prótese quase como se fosse fixa, porém, permite ao paciente removê-la para higienizar.

Vantagens da prótese fixa

As principais vantagens das próteses fixas face às próteses removíveis, estão relacionadas com o facto destas, para além de compensarem dentes perdidos, aumentarem imenso a estética, adaptação e permitirem um conforto que iguala o dente saudável. Outra vantagem é a higienização ser idêntica aos que teria com a dentição natural.

Cuidados – Próteses fixas

A higiene e a manutenção de uma prótese fixa não é muito diferente daquela que fazemos com os nossos dentes naturais. Deve-se escovar normalmente e complementar com fita dentária e bochechos com elixir, para além das normais consultas de rotina. No caso das pontes deverá também passar-se a fita por debaixo dos dentes “suspensos” entre os pilares, utilizando para isso um “passa-fios”.

De grande utilidade são também os irrigadores orais, que são aparelhos com um fino jato de água com pressão que permite mais eficazmente remover os detritos alimentares retidos entre e sob a prótese.

Prótese removível

A prótese removível é uma prótese, sendo parcial ou total, que permite ao paciente retira-la da boca. São geralmente gengivo-suportadas, em determinado tipo de prótese, também é suportada pelos dentes remanescentes (prótese esquelética). As próteses dentárias removíveis podem ser:
• Prótese acrílica – Confecionada em resina acrílica (dentes e estrutura de suporte), biocompatível. Poderá ter ou não ganchos adaptados a dentes para ajudar na retenção da prótese.
• Prótese esquelética – A prótese esquelética tem uma estrutura de suporte que é confecionada em metal (cromo-cobalto) e dentes em acrílico. É gengivo-suportada e dento-suportada que lhe serve também de retenção. Por ser mais fina e ocupar menos espaço em boca é uma prótese mais cómoda de usar para o paciente.
• Prótese mista – A prótese dentária mista (chamada de híbrida) é basicamente uma prótese acrílica em que a sua parte central é substituída por uma barra em metal, normalmente em inox, de forma a diminuir o seu volume, mas por vezes não é adequada por falta de retenção.
• Prótese flexível – A prótese dentária flexível apresenta uma ligeira flexibilidade, permitindo substituir os ganchos metálicos por elementos de retenção à cor do dente ou da gengiva, aumentando assim a sua estética. Contudo, não é muito usada devido a algumas desvantagens que apresentam.

Cuidados – Próteses removíveis

As próteses dentárias removíveis implicam cuidados de forma a promover a sua manutenção e longevidade. A higiene é fundamental, sempre que coma, deve retirar a prótese lava-la com uma escova adequada e lavar os dentes de forma a retirar todos os detritos alimentares, quer dos dentes quer da prótese. É normal haver alguma dificuldade na adaptação da prótese, principalmente nos primeiros dias de uso. É aconselhável manusear a prótese em frente a um espelho e em caso de desconforto ou dor, deve ser de imediato aliviada de forma a evitar feridas e acelerar a adaptação. Outros problemas podem surgir com a alteração da boca, (se engordar, se emagrecer, com a diminuição de osso pelo avanço da idade, traumas ou doença, entre outras)

Comece hoje a sorrir!

Pedir Informações

Contacte-nos por telefone ou preencha o nosso formulário de contacto.