Dentisteria - Branqueamento

É a especialidade da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão, removendo dos tecidos afetados, e reconstruindo o dente. O tratamento destas lesões é realizado com materiais de alta qualidade que substituem a estrutura do dente perdido.

Uma abordagem preventiva e eficiente na correção rápida da cárie é essencial para a saúde da boca evitando a perda de dentes e posteriores problemas na saúde em geral. Nesta especialidade incluem-se os branqueamentos dentários. Estes podem ser realizados em dentes vitais ou desvitalizados.

No branqueamento dentário o laser é certamente um dos métodos mais rápidos e eficazes para obter a cor branca natural do dente são, minimamente invasivo, sem danificar ou induzir sensibilidade.

A cárie dentária

É uma doença que afeta quase 90 por cento da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.

Se notar alguma alteração de cor, como manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras), deverá marcar consulta.

Como prevenir a cárie dentária?

• Efetuar uma higiene oral diária correta;
• Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta fluoretada após as refeições;
• Após a escovagem noturna, a mais importante, não deverá ingerir mais alimentos;
• Ingerir refeições nutricionalmente equilibradas;
• Ter, no mínimo, uma consulta de rotina anual.

Restaurações a amálgama

A substituição de uma restauração em amálgama por um material estético, como as resinas compostas, só é obrigatória caso a restauração apresente problemas (fraturas marginais ou completas ou haja evidência de recidiva de cárie sob a mesma). Quando a restauração está em bom estado, a sua remoção poderá ser efetuada se as necessidades estéticas do paciente assim o exigirem.

Facetas

As facetas ou chamadas “lente de contato dental”, são lâminas finas de porcelana ou outro compósito da cor do dente, que são coladas por cima da superfície do seu dente natural. Elas são uma maneira simples de solucionar vários problemas físicos e de estética. Como elas são permanentes, será necessário analisar atentamente as vantagens e desvantagens de realizar o procedimento antes de decidir colocar as facetas.

Branqueamentos dentários

A seleção da técnica a ser usada depende essencialmente das condições clínicas do próprio paciente, das suas expectativas e da rapidez pretendida no tratamento.

Os branqueamentos podem ser realizados em dentes vitais ou desvitalizados.

No branqueamento dentário em dentes vitais, o laser é certamente um dos métodos mais rápidos e eficazes para obter a cor branca natural do dente são, minimamente invasivo, sem danificar ou induzir sensibilidade. No caso dos dentes “desvitalizados”, o branqueamento dentário terá de ser necessariamente realizado através da introdução de um agente branqueador no interior do dente e durante um período de tempo.

Em alguns casos, o branqueamento dentário poderá não ter os resultados desejados pelo paciente, pelo que, nessas situações será necessário recorrer a outras técnicas de reabilitação estética, como por exemplo a facetas dentárias.

Comece hoje a sorrir!

Pedir Informações

Contacte-nos por telefone ou preencha o nosso formulário de contacto.