Odontopediatria

É a vertente da medicina dentária vocacionada para a prevenção e o tratamento das crianças e adolescentes.
Os dentes são mais suscetíveis à cárie dentária quando erupcionam porque ainda não atingiram a sua maturação completa, por outro lado a irregularidade dentária com sulcos e fissuras facilita o aparecimento precoce da cárie dentária.

Os tratamentos preventivos e conservadores nestas faixas etárias, são fundamentais para mais tarde termos adultos com dentes saudáveis.

Será de salientar que o desenvolvimento das crianças não é linear, assim a erupção dentária pode ocorrer numa fase mais precoce ou mais tardia.

A primeira consulta no médico dentista deverá ser por volta de 1 ano de idade.

Os dentes são mais suscetíveis à cárie dentária mal erupcionam porque ainda não atingiram a sua maturação completa. Por outro lado, os dentes molares e pré-molares apresentam uma forma mais irregular, com sulcos e fissuras, permitindo que os restos alimentares se alojem mais facilmente e durante um maior período de tempo nesses locais. Estes fatores, associados a uma maior dificuldade de escovagem destes dentes, por se localizarem mais atrás, podem facilitar a acumulação de bactérias e restos alimentares e, como tal, o desenvolvimento precoce de lesões de cárie.

A chupeta deverá ser abandonada até aos 3 anos, para evitar deformações nas arcadas dentárias. O biberão também deve ser abandonado até ao 1.º ano de idade, para evitar cáries.

Erupção dos dentes de leite

Surgem entre os 6 e os 8 meses, podendo haver exceções para mais ou menos meses. Por volta dos 3 anos a dentição de leite fica completa, com 20 dentes, 8 incisivos + 4 caninos + 8 molares (não existem pré-molares na dentição de leite).

Durante a erupção dentária podem surgir as seguintes situações:
• Gengivas avermelhadas e com dor ao toque;
• Aumento da salivação;
• Mau odor da boca;
• Perda de apetite;
• Dificuldade em dormir.

Aparecimento dos dentes definitivos

Aos 6/7 anos aparece o primeiro molar definitivo, atrás dos últimos molares de leite. É um dente que não substitui qualquer outro. A partir desse momento vão trocando os dentes de leite até aos 12/13 anos.

Cuidados de saúde oral infantil

Os cuidados de saúde oral infantil devem ser transmitidos aos pais e consequentemente aos filhos, como base de uma educação preventiva para saúde oral infantil.

Dos 0 aos 3 anos, antes que os primeiros dentes surjam, deve-se promover a sua higiene, após as refeições, uma delas obrigatoriamente ao deitar.

A partir dos 3 anos, a escovagem deve ser feita pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, pelo menos 2 vezes por dia, uma das quais obrigatoriamente ao deitar.

A escolha da escova deverá ser devidamente adequada à idade da criança.

Selante de fissuras

Um selante de fissuras é uma resina que se aplica na superfície fissurada de dentes sãos, com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária. Está normalmente indicada a aplicação do selante nos primeiros e segundos molares definitivos, bem como nos pré-molares, cujo período de erupção varia entre 5-8 anos e os 10-13 anos, respetivamente.

Alerta

Após um traumatismo dentário, deve visitar rapidamente o dentista, uma vez que, o tratamento precoce, minimiza o risco de complicações posteriores. No caso dos dentes de leite, o traumatismo pode afetar a formação dos definitivos.

Nas fraturas dos dentes definitivos, deve colocar-se o fragmento em soro fisiológico ou saliva e consultar um dentista urgentemente. Na maioria dos casos poder-se-á aderir o fragmento ao dente fraturado.

Comece hoje a sorrir!

Pedir Informações

Contacte-nos por telefone ou preencha o nosso formulário de contacto.