Periodontologia

Periodontologia é a especialidade medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das patologias que afetam os tecidos de suporte dos dentes: Gengiva, Osso Alveolar e o Ligamento Periodontal (fibras que unem o dente ao osso).

As doenças periodontais mais comuns são a Gengivite (inflamação da gengiva) e a Periodontite (inflamação grave que leva a perda de osso e gengiva).

A doença periodontal pode passar frequentemente despercebida até que esteja bastante avançada. Todavia, a maioria das pessoas apresenta sinais tais como:
• Gengivas vermelhas e inchadas;
• Hemorragia gengival;
• Mau hálito.
A gengivite quando se manifesta, as gengivas sangram durante a escovagem, sendo este frequentemente o primeiro sinal de doença identificado pelas pessoas.

A doença periodontal afeta cerca de 65% dos pacientes adultos. A doença periodontal é uma infeção bacteriana que evolui cronicamente e que pode levar à perda de osso de suporte dos dentes, mobilidade dentária, movimentação e aparecimento de espaços entre os dentes, abcessos periodontais, bolsas periodontais e recessões gengivais. Há fatores de risco genéticos, diabetes descontrolada, tabaco, que podem estar associados à sua gravidade e taxa de progressão. No entanto, a principal causa das doenças periodontais são as bactérias da placa bacteriana acumulada – película formada por bactérias, compostos salivares e restos alimentares, que se aderem fortemente à superfície de dentes e gengivas. Quando não removida de forma eficaz, transforma-se em tártaro, sendo ainda mais prejudicial, provocando a inflamação dos tecidos de suporte dos dentes.

A gengivite é a primeira fase da doença periodontal, caracteriza-se pela inflamação das gengivas. Os primeiros sintomas são o sangramento na escovagem e gengivas vermelhas.

A periodontite é a fase mais avançada da gengivite. Na doença periodontal, a placa bacteriana acumulada mesmo abaixo da linha da gengiva, não só inflama a gengiva como destrói as fibras e o osso que suportam os dentes, levando a uma perda dos tecidos de suporte do dente. A Periodontite considera-se silenciosa por não provocar dor, e apenas num estado mais avançado surge a sintomatologia. A Periodontite é uma doença irreversível.

Principais sinais e sintomas da doença periodontal

• Gengivas que sangram à escovagem;
• Gengivas que se encontram retraídas dos dentes;
• Aparecimento de pus entre as gengivas e dentes;
• Mobilidade constante e/ou mau sabor na boca;
• Sensibilidade dentária aumentada.

Tratamento da doença periodontal

A gengivite trata-se fazendo a remoção do tártaro e da placa bacteriana por um profissional especializado e através de técnicas corretas de higiene oral.

O tratamento da periodontite também passa pela remoção da placa bacteriana e do tártaro aderido à superfície dos dentes, mas na maioria dos casos existe a necessidade de realizar uma raspagem e alisamento radicular dos dentes afetados.

A colaboração do doente é fundamental para o sucesso do tratamento, pois terá que seguir criteriosamente os conselhos médicos quanto á higiene e cuidados a seguir.

Comece hoje a sorrir!

Pedir Informações

Contacte-nos por telefone ou preencha o nosso formulário de contacto.