Odontogeriatria

Esta especialidade surgiu com o intuito de prevenir e tratar os problemas de saúde oral em pacientes de idade avançada, que requem especial atenção pela frequente debilidade geral que apresentam. A odontogeriatria é uma especialidade que se dedica ao estudo do envelhecimento do sistema estomatognático e suas consequências no paciente geriátrico. O estudo, diagnóstico e tratamento das patologias bucais do paciente idoso, e o planeamento multidisciplinar é fundamental nestes pacientes, porque apresentam, normalmente, outros problemas sistémicos adjacentes.

Nestas idades, os pacientes deverão ser acompanhados regularmente, afim de minimizar as alterações naturais.

Com a perda dos dentes, sofremos alterações que podem ser minimizadas se os substituirmos por próteses dentárias, sejam elas fixas ou removíveis, pois são fundamentais nos processos da mastigação, deglutição, fonética e no aspeto da estética facial.

Com o avançar da idade, os problemas mais comuns são as cáries, principalmente as radiculares (raízes dos dentes), a doença periodontal (gengivas), a perda de dentes, as alterações funcionais da cavidade oral (mastigação), o desgaste dentário, o cancro oral, a xerostomia (sentir a boca seca) e a dor crâniofacial. Associadas à idade, existem outras alterações que estão relacionadas com o aparecimento

Comece hoje a sorrir!

Pedir Informações

Contacte-nos por telefone ou preencha o nosso formulário de contacto.